Furacão Extintores - manutenção e recarga de extintores

🧯 Saiba qual extintor usar em caso de emergência!

 

Os extintores de incêndio são destinadas ao combate do princípio de incêndio, garantindo que aquelas chamas inicial não se tornem um grande incêndio.

Por isso é fundamental conhecer os tipos de extintores para melhor atender a necessidade da sua edificação.

A Furacão Exintores é especialista em combate á incêndios e temos profissionais altamente capacitados para orientar a melhor escolha para o seu projeto!

 

TIPOS DE EXTINTORES:

Os extintores de incêndio são classificados como portáteis e sobre rodas. Sendo os extintores portáteis até 10L ou 12KG de carga, são extintores de fácil transporte. Já os extintores sobre rodas são de maior capacidade de carga, sendo necessario o auxilio de rodas instaladas para o transportes desses extintores.

 

Extintor de Água Pressurizada - Indicado para princípio de incêndio classe A (materiais sólidos): papel, madeira, plástico, borracha e tecidos; os extintores de água JAMAIS devem ser utilizados em equipamentos energizados e liquídos inflamáveis.

 

Extintor de Pó Químico BC - Indicado para princípio de incêndio classe B (liquídos inflamáveis): gasolina, etanol, solventes, querosene, benzeno, entre outros. E classe C (equipamentos elétricos/energizados): quadro elético, motores diversos, televisores, etc. Obs.: Não é eficiente para bateria Lítio de carros elétricos.

 

Extintor de Pó Químico ABC - Indicado para princípio de incêndio classe A, B e C. Apesar de ser considerado extintor triclasse, o pó químico abc não apresenta a mesma eficiência que o extintor de água na classe A, pois nesta classe de incêndio de classe A tem como característica da queima do material combustível em profundidade, sendo necessário o resfriamento total daquele material para não haver reignição do fogo. O pó químico age somente na superfície do material, gerando abafamento do fogo.

 

Extintor de CO2 ou Dióxido de Carbono - Indicado para princípio de incêndio classe B (liquídos inflamáveis): gasolina, etanol, solventes, querosene, benzeno, entre outros. E classe C (equipamentos elétricos/energizados): quadro elético, motores diversos, televisores, etc. Obs.: Não é eficiente para bateria Lítio de carros elétricos. O grande diferencial do extintor de gás carbônico/dióxido de carbono/cO2 em relação ao extintor de pó químico é que ele não gera resíduos, pois o gás se dissipa no ar. Equipamentos sensíveis como servidores de TI, equipamentos médicos, podem ser afetados pelo pó químico. Nestes casos é recomendável o extintor de cO2. Nas cozinhas o extintor de cO2 é muita bem vindo também, além de não contaminar os produtos alímentícios, ele atua rapidamente na supressão do fogo e é altamente eficiente em chamas provocadas por gordura.

 

Extintor de Espuma Mecânica - indicado para incêndios da classe A e B. O liquído gerador de espuma (LGE) atua resfriando e confinando o material em chamas. Seu agente extintor possui pelo menos 94% de água, por isso deve-se atentar a não utilizá-lo em equipamentos energizados.

 

Extintor Classe K - foi desenvolvido especialmente para incêndios em cozinhas provocado por óleos e gorduras quente.

O extintor classe K utiliza um agente extintor à base de acetato de potássio. Este agente, quando aplicado sobre o fogo, reage com a gordura quente, formando uma espuma que resfria e abafa a área, impedindo a reignição das chamas.